G20: Merkel faz apelo em manhã marcada pelo aperto de mão de Trump a Putin

  • há 7 anos
Começou esta sexta-feira de manhã, em Hamburgo, na Alemanha, a cimeira de líderes das 20 maiores economias do mundo. O combate ao terrorismo será o tema principal desta reunião, mas também a luta contra as alterações climáticas deverá ser um dos temas quentes sobre a mesa.

A chanceler Angela Merkel deu as boas vindas aos homólogos e, sublinhou, no discurso de abertura, que milhões de pessoas esperam que os líderes do G-20 consigam encontrar o caminho para solucionar os problemas do mundo.

Um dos lideres mais aguardados era, claro, Donald Trump, e um dos momentos de maior expectativa, o primeiro aperto de mão entre o Presidente dos Estados Unidos e o homólogo da Rússia, Vladimir Putin.

O momento aconteceu nos bastidores, perante olhar do presidente da Comissão europeia, Jean-Claude Juncker, foi registado em vídeo pelo gabinete federal alemão e partilhado na respetiva página oficial do organismo germânico no Facebook.

#ALEMANHA #CimeiraG20 l O momento em que realDonaldTrump cumprimenta KremlinRussia_E Vladimir Putin, em Hamburgo, via #Bundesregierung pic.twitter.com/gO7SimY0G9— euronews Português (@euronewspt) 7 de julho de 2017

A primeira-ministra britânica, Theresa May, é outra das figuras presentes sobre quem recaem muitas atenções. Em especial depois do aviso sobre o “Brexit” que partiu quinta-feira de Bruxelas, pelo negociador da União Europeia para o “divórcio” em curso entre os britânicos e o bloco europeu.

Na habitual foto de família realizada no início dos trabalhos do G20, em Hamburgo, ressaltou ainda a deslocação de Emmanuel Macron do meio do grupo para junto de Trump, numa das pontas.

Após o registo para a posteridade, os presidentes francês e americano, que deram que falar pelos respetivos apertos de mão em maio passado, ficaram a conversar à parte.

Kanzlerin #Merkel eröffnet 1.#G20-Arbeitssitzung:Können Lösungen nur finden,wenn wir uns aufeinander zubewegen,ohne uns zu sehr zu verbiegen pic.twitter.com/ZRnUeRmEkE— Steffen Seibert (@RegSprecher) 7 de julho de 2017

Recomendado