A batalha por Mosul avança mas está ainda longe do fim

  • há 7 anos
A luta pela controlo total de Mosul prossegue entre as forças especiais iraquianas e os militantes do grupo Estado Islâmico em áreas próximas ao rio Tigre, nesta segunda-feira.

Os mais recentes confrontos aconteceram nos distritos de Shurta e de Andalus. Pelo menos três carros-bombas o Estado Islâmico explodiram, visavam as forças iraquianas em Andalus.

Não há relatos imediatos de vítimas. A emissora iraquiana Rudaw TV mostrou nuvens de fumo no bairro de al-Ghabat, quando explosões e disparos foram ouvidos.

“Depois de libertado este bairro, a Daesh continuou atirar sobre civis sem que a segurança pudesse reagir. Há franco-atiradores que visam as pessoas que andam pelas ruas e matam-nas. Tem havido muitos mortos. Não há cemitérios, não podemos ir aos cemitérios, então tivemos que enterrar pessoas nesta escola”.

As forças iraquianas já recuperaram 85% desta parte oriental desde o início 17 de outubro data do começo da ofensiva para retomar a cidade, principal reduto dos jhiadistas. Mas a batalha pela reconquista da parte o ocidental, menos extensa, mas mais densamente povoada, está longe de terminar.

Recomendado