DENPASAR, INDONESIA — Um adolescente australiano esta estava enfrentando a perspectiva de passar até 12 anos em uma prisão indonésia depois que ele foi encontrado com um pó branco suspeito de ser cocaína.
O adolescente Jamie Murphy saiu livre após testes de laboratório revelarem que o pó branco na posse do rapaz de 18 anos de idade não contém quaisquer drogas ilegais.
Jamie foi preso de madrugada na boate Sky Garden em Bali quando os guardas de segurança encontraram o pó branco em sua bolsa durante uma busca aleatória.
Mas os amigos de Jamie disseram que foi plantado.
Um dos companheiros de Jamie publicou um vídeo e fotos da prisão no Facebook.
Ele disse que as imagens mostram claramente o pó branco na mão do guarda de segurança antes de abrir a bolsa de Jamie.
Mas o Sky Garden Club respondeu a essas alegações, dizendo que o vídeo mostrava uma reconstituição que foi encenada para as câmeras de TV.
O clube liberou este vídeo de segurança, que disse mostrar Jamie sendo abordado e revistado por seguranças quando ele entrou no local.
De acordo com o clube, este foi o momento em que membros de sua equipe de segurança encontraram o saco de pó branco dentro da bolsa de Jamie.
Jamie foi levado para ser interrogado.
De acordo com a polícia de Bali, Jamie admitiu que pegou o pó de alguém fora do clube, que lhe disse que faria ele se sentir bem.
Jamie foi detido por 45 horas enquanto a polícia forense testou o pó e analisou seu sangue e urina para uso de drogas.
Sob as estritas leis antidrogas da Indonésia, Jamie poderia ter sido preso por até 12 anos e multado em US$600.000.
Mas os resultados do laboratório confirmaram que o pó branco era de fato uma mistura de analgésicos, cafeína, e remédio para resfriado, gripe e tosse.
Em suma, Jamie foi enganado por quem vendeu-lhe o pó.
Um chefe de polícia de Bali, um tanto desapontado, disse a repórteres que esta foi a primeira vez que a delegacia teve um resultado negativo depois de fazer tal descoberta.
O chefe da polícia disse que Jamie teve muita sorte, acrescentando que não queria dizer se o garoto era burro ou não.