O efeito magnético de Varsóvia

  • há 7 anos
Uma capital cada vez mais dinâmica, onde grupos internacionais e startups procuram um lugar. Varsóvia é uma das cidades europeias com um maior ritmo de desenvolvimento. Conheça as razões que tornaram a capital da Polónia num polo privilegiado de negócios.

O ritmo de desenvolvimento de Varsóvia traduz-se na concentração do maior número de implantações comerciais na Europa Central, totalizando mais de 4,5 milhões de metros quadrados. Há aqui mais de 27 mil empresas de capital estrangeiro.

Em 1992, a General Electric tornou-se numa das primeiras multinacionais a abrir uma filial nesta cidade. Hoje em dia, conta com cerca de 6500 funcionários no país que trabalham nos setores da aviação, energia, equipamento médico e tecnologias de informação.

#Varsovie, “on est surpris par son dynamisme, son avant-gardisme, ses romantiques espaces verts”: https://t.co/P0iCtdrevG; #Pologne ewarsaw pic.twitter.com/k6tVn4UEwL— Ambassade de Pologne (PLenFrance) 28 novembre 2016

“Passados 25 anos, temos a noção de que foi uma decisão acertada vir para aqui e que levou até a uma expansão da nossa atividade, uma vez que o capital humano é excecional. Há vários recursos disponíveis aqui tanto para as startups, como as grandes empresas. Há um acesso privilegiado a profissionais bem preparados e dispostos a trabalhar”, afirma Beata Stelmach, diretora executiva da GE Polónia.

“Toda a gente gosta de sair em Varsóvia”

Varsóvia acolhe 30% das cerca de 2400 startups polacas. A Startup Poland é uma ONG que ajuda projetos empresariais a darem os primeiros passos. “Estamos em plena expansão, mas o crescimento ainda podia ser maior. Promovemos trocas de conhecimentos e de boas práticas entre empreendedores. Criámos pontos de encontro, como o centro de criatividade, onde decorre o nosso programa de desenvolvimento”, declara a responsável, Julia Krysztofiak-Szopa.

Finalisci #StartupPolandGlobal SmartBox, DeepDoc, Piece of Cake, Socialgamer, PelviFly, RONZO, RoboCAMP.eu, Jumbster, Sense i Jadezabiore.pl pic.twitter.com/zzBnrlOvkP— Startup Poland (@StartupPoland) 7 décembre 2016

E esse programa consiste em delinear o potencial comercial de cada startup, identificar o alcance internacional, fornecer acompanhamento específico e incentivar à interação entre projetos. Ao mesmo tempo, os responsáveis municipais apostam em parcerias entre grupos internacionais e empresas polacas.

Segundo Michal Olszewski, vice-presidente da Câmara de Varsóvia, “a cidade de Varsóvia está a tentar juntar grandes marcas, grandes empresas, com startups, lançando programas onde todos podem colaborar na resolução de problemas, que por vezes são problemas que nos dizem respeito a nós, enquanto representantes municipais. As principais razões para uma empresa se instalar em Varsóvia são a acessibilidade do mercado, uma força laboral bem preparada e boas infraestruturas, que promovem a qualidade de vida desta cidade”.

A capital polaca atrai cada vez mais turistas: em 2015, contaram-se mais de 6,5 m

Recomendado