Ministério Público holandês pede 5000 euros de multa para Geert Wilders

  • há 8 anos
O Ministério Público holandês pediu, esta quinta-feira, que o deputado Geert Wilders seja condenado a pagar uma multa por insultar os marroquinos:

“Na nossa sociedade democrática, a liberdade de expressão é muito importante mas não a qualquer preço. Pedimos ao tribunal que condene Wilders por incitar ao ódio e à discriminação contra um grupo e que seja condenado a uma multa de 5000 euros”, afirmou o procurador público Wouter Bos.

Ainda assim, a acusação não considera que estas tenham sido as piores declarações alguma vez feitas pelo controverso representante da extrema-direita da Holanda.

Geert Wilders perguntou aos seus apoiantes, após as autárquicas de 2014, num evento em Haia, se queriam mais ou menos marroquinos na sua cidade e na Holanda. A resposta foi “menos” ao que Wilders respondeu “vamos tratar disso”.

Para o Ministério Público as declarações mostram uma clara distinção entre marroquinos e outros cidadãos holandeses.

O julgamento decorre até 25 de novembro espera-se um veredicto a 9 de dezembro.

Este é o segundo julgamento do género contra Geert Wilders. Em 2011, foi absolvido por um tribunal que concluiu que as suas observações, feitas na altura, tinham como alvo uma religião e não um grupo específico de pessoas.

Recomendado