Nicarágua: Ortega prepara terceiro mandato sob críticas

  • há 7 anos
Na Nicarágua, o presidente Daniel Ortega em o terceiro mandato praticamente assegurado, com uma larga maioria nos votos que estão, para já, contados. O antigo líder da guerrilha sandinista mudou a constituição recentemente para eliminar o limite de mandatos presidenciais. Nestas eleições, os principais partidos da oposição decidiram não se apresentar: “Este é um primeiro passo para que este processo eleitoral traga mensagens de esperança para o nosso povo, não mensagens de ódio e de morte, essas que se ouviram ao longo de toda a história da Nicarágua”, disse Ortega.

Entre os opositores que mais se fazem ouvir, está a própria enteada da Ortega, Zoilamérica Narváez, filha da primeira-dama e vice-presidente Rosario Murillo: “Isto foi um teatro eleitoral, uma farsa montada à medida de um regime que quer, a todo o custo, obter legitimidade”. Narváez acusa Ortega de abusos sexuais, no passado.

Zoilamérica Narváez: “Para mi Nicaragua es rehén de un sistema político abusivo, autoritario y dictatorial” https://t.co/7siQhcBBLu— Zoilamerica (@zoilamerica) November 1, 2016

A nomeação de Murillo para a vice-presidência é vista como uma tentativa de Ortega de estabelecer uma dinastia política e catapultar a esposa para lhe suceder.

Recomendado