A Opinião de José Sócrates 16 de Novembro 2014
  • há 9 anos
O Comentário de Sócrates
Sócrates interpolado pelo assunto da demissão de Miguel Macedo Ministro da Administração Interna, supostamente implicado nos “vistos Gold” Sócrates diz ter o Ministro tido uma atitude com elevação revelando desprendimento. O caso dos vistos gold é grave, não estamos a falar de áreas menores estamos a falar de elementos de primeira linha, esperemos que o estado de direito funcione, as regras são válidas para todos , o Estado sai fragilizado a situação é grave. Este é o momento para o 1º Ministro fazer uma remodelação no Governo.
Vistos Gold, Sócrates prenuncia-se contra estes vistos, diz mesmo causarem-lhe repulsa, estes põem em causa as funções de soberania do estado, colocando em causa os direitos de nacionalidade, mercantilizar os direitos dos estados, Sócrates diz que duvida que outros estados de direito aceitem este tipo de mercantilismo. Há coisas que o dinheiro não compra nem deve comprar, os vistos não devem estar no mercado, com que direito o estado trata de maneira diferente o pobre e o rico? Em relação aos vistos distingue dois pontos fundamentais:
1º - Não se faz negócio com vistos
2º- Não se colocam desigualdades entre o emigrante pobre e o rico.
O Ministro Macedo teve no assunto dos vistos Gold uma postura como a Ministra da Justiça não soube ter, “O Sítios “ (que ainda hoje não funciona bem) a Ministra tentou arranjar bodes expiatórios passado a culpa para dois funcionários acusando-os de sabotagem no entanto o Ministério Publico chegou à conclusão de não haver sabotagem. Os Ministros da Educação e da Justiça tem responsabilidades não podem relegar responsabilidades, não é apenas o Deputado do PS que acha que se deviam demitir é todo o povo português.
Juncker, O embaraço
Com que direito existe um in shore no Luxemburgo onde as empresas podem pagar os seus impostos com uma redução considerável dos mesmos, deixando de o fazer no País de origem, as empresas não podem e não devem ir pagar no Luxemburgo menos impostos do que pagam no seu (delas) País.
Para colmatar a situação de crise em que a Europa mergulhou devido ás más politicas, vão ser disponibilizados 300000milhões de euros para toda a Europa, a via de austeridade é uma via inútil.
Falando do surto da Legionela Sócrates refere que os serviços de saúde portaram-se muito bem, abençoando o SNS e refere que não seria possível sem o serviço nacional de saúde, o Dubai não tem SNS daí a bebé que morreu não ter tido a assistência e ter sido necessário pedir ajuda pelos seus pais.
O Ministério da Saúde está de parabéns .
Susana Lourenço