há 8 anos

Favela do Rio sedia 'Olimpíada da poesia'

TV FOLHA
TV FOLHA
Na Grécia Antiga, quem declamasse poemas medíocres podia levar uns tabefes da audiência. Hoje, o público costuma ser menos raivoso, mas é a ele que os praticantes do poetry slam, competição de poesia falada, devem sua glória ou vergonha –o júri que elege o vencedor é escolhido aleatoriamente entre a plateia.

O primeiro campeonato internacional desse gênero na América Latina, o Rio Poetry Slam, acontece na favela da Mangueira, no Rio de Janeiro, a partir desta quinta-feira (13). A final será no domingo (16).

Competidores de 16 países tentarão ganhar o público da terceira edição da Flupp (Festa Literária Internacional das Periferias), que começa nesta quarta-feira (12).

O evento terá discussões sobre temas como a situação da mulher e o movimento indígena, além de homenagem ao ativista e parlamentar Abdias do Nascimento (1914-2011), um dos criadores do Dia da Consciência Negra.

A tradução dos poemas em língua estrangeira —há poetas falantes de alemão, francês, inglês e italiano— será projetada ao fundo.

Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/11/1546484-favela-do-rio-sedia-olimpiada-da-poesia.shtml