Estado Islâmico divulga vídeo de jornalista sequestrado na Síria que promete "verdade sobre o grupo"

  • há 10 anos
Os militantes do Estado Islâmico divulgaram na internet um vídeo do jornalista britânico John Cantlie, sequestrado na Síria em 2012, que promete contar “a verdade sobre o grupo”.

Nas imagens, Cantlie, que parece de boa saúde, reconhece estar prisioneiro mas diz não estar a ser coagido e anuncia “uma série de programas” nos quais vai revelar, acerca dos insurgentes que controlam partes do Iraque e da Síria, “factos” que contrariam a imagem dada pelos media ocidentais.

O vídeo surge depois do Estado Islâmico ter decapitado dois jornalistas norte-americanos e um trabalhador humanitário britânico.

O grupo radical diz ter assumido, nas últimas 24 horas, o controlo de duas dezenas de localidades de maioria curda no norte da Síria, enquanto no Curdistão iraquiano, combatentes Peshmerga continuam a tentar travar o avanço dos insurgentes.

A República Checa encaminhou esta quinta-feira, num avião militar canadiano, armamento destinado aos combatentes curdos. O envio foi organizado em cooperação com os Estados Unidos.

A Alemanha também está a preparar o envio de armas para os Peshmerga curdos, na sequência da decisão votada a 31 de Agosto no Parlamento de Berlim. O equipamento em questão foi exibido aos meios de comunicação na base de Waren, no norte do país.

Recomendado