Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 12 anos
10012014JN
Inflação de 2013 fica acima do registrado no ano anterior
Alimentação foi o item que mais pesou no bolso dos brasileiros. Passagens de ônibus ficaram estáveis depois das manifestações pelo país.
A inflação de 2013 ficou acima do esperado pelos analistas, mas abaixo do teto da meta do governo: 5,91%. E foi a alimentação o item que mais pesou no bolso dos brasileiros.

Como não lembrar dele? Em 2013, o tomate ganhou fama de vilão. E virou símbolo da inflação. Mas acabou ficando de fora da lista dos alimentos com as maiores altas em 2013, o tomate perdeu o posto para a farinha de trigo, a batata, o feijão preto.

Os alimentos foram os maiores responsáveis pela inflação do ano, com aumento de quase 8,5%. O IPCA de 2013 ficou em 5,91%, abaixo do teto da meta, mas foi maior que a inflação de 2012.

E não foi só a conta do supermercado que subiu. Nos restaurantes, o brasileiro sentiu ainda mais a inflação. É que a refeição fora de casa foi o item que teve maior impacto no índice e pesou no bolso. O custo da refeição num restaurante aumentou quase 10%.

E ainda pesaram: o aluguel residencial e o custo com empregado doméstico. Já os preços monitorados pelo governo ajudaram a segurar a inflação. Em 2013, a tarifa de energia elétrica teve a maior queda desde a implantação do real. As passagens de ônibus ficaram estáveis depois das manifestações pelo país.

“São altas, mas estão artificialmente baixo, porque são controlados pelo governo. Se for deixar isso um pouquinho solto, obviamente a inflação vai ser muito maior”, avalia o economista Claudio Frischtak.

Foi o que aconteceu em dezembro. Com o reajuste da gasolina, o IPCA do último mês do ano ficou em 0,92%, o índice mensal mais alto desde abril de 2003. O preço das passagens aéreas também foi para as alturas com muita gente viajando nas férias.

Em nota, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que a inflação está mais resistente do que se esperava. Para analistas, no ano da Copa, a alta dos preços não deve sair de campo.

“Você vai ter uma demanda, você vai ter muita gente aqui, você vai ter uma onda de serviços, de aumento de preços que é natural nesses eventos”, afirma Myrian Lund, professora de Finanças da FGV.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/01/inflacao-de-2013-fica-acima-do-registrado-no-ano-anterior.html

Participe do grupo no Facebook
EU PROTESTO PELO BRASIL E AMIGOS
https://www.facebook.com/groups/EUPROTESTOPELOBRASILEAMIGOS/

Categoria

🗞
Notícias
Comentários

Recomendado