Advertising Console

    ATMA

    Repost
    BalconyTV

    by BalconyTV

    206
    406 views
    'Like' us on Facebook - http://on.fb.me/rvF827
    Visit us on www.balconytv.com
    Follow us on Twitter - http://bit.ly/tGop1y
    BalconyTV Lisboa Newsletter - http://on.fb.me/zHrcsV

    BALCONYTV LISBOA PRODUZIDO POR MIGUEL TEIXEIRA

    APRESENTADO POR MARIA CELEIRO e ANDRÉ SANTOS
    SOM: HUGO AZEVEDO
    IMAGEM: TIAGO COSTA
    EDIÇÃO: LUIS GOMES
    PRODUTORA DELEGADA (WooWoo): SARA SIM SIM

    APOIO: WooWoo.TV - http://on.fb.me/tFL2AI

    Tens uma banda e gostavas de a poder promover internacionalmente através da Balcony TV? Envia informação sobre o teu projecto para miguel@balconytv.com

    ATMA
    "Atma é a viagem dedilhada de um cantador de histórias que partiu aos primeiros acordes da madrugada, quando leves pinceladas violeta se infiltram na escuridão da noite e os pássaros assobiam melodias que celebram o ritual despertar do Sol.

    Na frescura alba da manhã, trilhando a mesma estrada de folhas caídas, o cantador encontrou o ritmo, e lado a lado caminharam quase um ano, até que dois raios de luz atravessaram o cinzento invernal daquele céu trazendo consigo a harmonia,a plenitude que enquanto Todo podiam enfim aspirar.

    Quatro espíritos, uma só voz, "Com a mesma Alma" é o primeiro relato desta viagem partilhada, uma viagem a este e a outros tempos, às nossas raízes e a tantas outras culturas e ambiências... é uma aldeia caiada de azul forte e vivo repousando escondida algures nas montanhas, um embondeiro que ergue os seus braços ao céu, um bule de chá verde e o odor fresco a hortelã borbulhando adormecido sobre uma cama de brasa... é o ritmo hipnótico de povos árabes ecoando nas paredes de um velho forte português, a saia rodopiando encanto e charme ao sabor do cajon, a doçura melancólica do crioulo, murmurando baixinho saudades de casa...

    é o longínquo do deserto num olhar que foi e voltou, para descobrir por fim que não há como a guitarra portuguesa para cantar o fado do viajante."

    Iuri Amador, Texto do Álbum "Com a mesma Alma", 2010.

    "... Unem uma guitarra portuguesa quase omnipresente ao fado mas também à África moura e à África negra, às Índias orientais e ocidentais, ao flamenco e a outras topologias ciganas..."

    António Pires, in Jornal "i" - Guitarras Portuguesas, 2010.

    "A tradição de canto e de fado luso que viaja mais longe e se une às raízes da sua própria história. Um reflexo da alma portuguesa que tem também cores da Índia e ritmos da África árabe e negra. Uma união de ritmos ibéricos que casam o fado ao flamengo e a toda a tradição cigana.
    Música que por voar e ser livre traz o mar português ao deserto de África e nos embala num sonho. Um transe conduzido pelo hipnotismo das vozes e o vibrar das cordas da guitarra e o bater da percussão.

    Música que é o que os seus interpretes são. Genuína porque vivida, respirada e sentida. Portuguesa pela guitarra e pelo estilo. Lusa de gema, porque ser luso é ser mais além, é ser de todo o mundo".

    Célia Fialho, Álbum "Com a mesma Alma", 2010.

    "Os Atma são...um grupo Português de World Music. Português porque está lá quase sempre uma guitarra portuguesa e é cantado em português. E de world porque os Atma viajam também, com amor e curiosidade, por muitas outras latitudes e geografias musicais: Magrebe, Africa Lusófona, América Latina, Índia, etc..."

    António Pires, in Time Out, 2010.

    "Procurando conjugar uma viagem introspectiva por vezes com um universo onírico e noutros momentos com um certo bucolismo, a sonoridade final dos Atma transparece uma coexistência dos mais variados géneros musicais..."

    Francisco Manitto Torres, in Feedbackmusica, 2009.

    BIO:

    Nasce no início do ano de 2007, tendo como origem e base um duo composto por Hugo Claro e Jorge Machado. Com Alma de Viajante, Atma vive da fusão de diferentes sonoridades e culturas caminhando por vários estilos, cheiros, climas e ambientes, com sons que convidam ora ao silêncio e à contemplação, ora a um pulsar de energia festiva. No fim do ano de 2007, passa a ter a participação de Berta Azevedo e em 2008 com Caroline Oulman o projecto passa a ter a componente da Dança. Em 2010 lança o seu 1ºÁlbum "Com a mesma Alma" e passa a contar com a presença de José Sebastião.

    via: http://on.fb.me/wKMMJm