Advertising Console

    Children from the lost generation

    Repost
    ?lex Mogly

    por ?lex Mogly

    5
    1 427 vistas
    (Filhos da geração desaparecida) Mini film 8 min. Cambodja

    Em Phnom Penh ( capital de Camboja) trabalhei em dois orfanatos, junto com um tradutor e uma ONG australiana que os apoiava. Com as crianças de um deles saímos a rua, filmando e entrevistando as pessoas do seu bairro, encontrando os próprios pais, os quais tinham deixado os filhos por dificuldades financeiras.
    A directora desta instituição esteve presa, como mais da metade da população na altura do regime dos Khmeres vermelhos (Pol Pot).

    O outro orfanato, dedicado a crianças com sida, esta na periferia da mesma cidade e deixou de receber o apoio do governo. A ONG estava a procura de outros orfanatos e dum terreno numa área rural para construir um novo. Ainda acompanhei outra ONG local que trabalha nas áreas rurais mais pobres de Cambodja, especialmente com as mulheres, ao noroeste do pais.

    Vivi sempre em mosteiros, com monges e outros estudantes que decidiram vir do campo para estudar. Há uma grande luta para sair da pobreza, e a educação joga um papel vital neste processo. Para o fazer, as crianças tem que deixar a sua família, viver com outros estudantes ou fazer-se monges ainda que não o queiram.

    Este filme surge da fusão de duas realidades:
    A dos mosteiros, que jogam um papel fundamental na educação, com escolas no seu interior (assim como formam futuros professores para as escolas públicas), e a realidade dos orfanatos e ONG´s que os acompanham. A migração da cidade para o campo … como afecta o turismo ...

    O filme finalizará numa viagem ao remoto Cambodja rural, a procura dum terreno para construir um novo orfanato.