CPMI: Moro quer convocar presos do 8/1 para depor

  • há 11 meses
O senador Sergio Moro (União Brasil) quer convocar os bolsonaristas presos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). A intenção do ex-juiz da Lava Jato é entender as motivaçõs dos detidos e os caracterizar quais crimes eles cometram.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/02/18/interna_politica,1459254/8-de-janeiro-metade-dos-golpistas-presos-receberam-auxilio-emergencial.shtml

Metade dos cerca de mil detidos por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro recebeu auxílio emergencial, indica a Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com o órgão, 60% dos fichados pela ofensiva - que depredou os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) - são homens, e a maioria tem entre 36 e 55 anos.

Informações coletadas pelo Ministério Público Federal (MPF) também apontam que alguns dos golpistas se candidataram em eleições passadas ou forneceram serviços para campanhas políticas. Menos de um quinto dos presos possui filiação partidária, diz ainda a PGR.

Os dados constam de levantamento elaborado por um grupo técnico do MPF que auxilia as investigações sobre a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes no início de janeiro. A equipe foi montada no dia 16 daquele mês e é composta de 15 servidores, peritos e especialistas em tecnologia da informação.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE:

/ @portaluai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#CPMI #SergioMoro #bolsonaristas #Lula

Recomendado