Furacão Irma a caminho da Flórida

  • há 7 anos
O furacão Irma avança a caminho da Flórida, depois de ter já feito pelo menos 15 mortos, semeando a devastação nas ilhas Turcas e Caicos, na quinta-feira, com uma velocidade de translação de cerca de 28 quilómetros por hora e ventos que ultrapassam os 280 quilómetros por hora.

No rasto do Irma, move-se o furacão José, a cerca de 950 quilómetros a este das Antilhas Pequenas. Do outro lado do Golfo do México, está o furacão Katia., que ameaça o litoral no estado de Veracruz.

Depois de ter destruído vastas áreas em ilhas no nordeste do Caribe, entre as quais Barbuda, São Martinho e as Ilhas Virgens Britânicas e dos Estados Unidos, o Irma ameaça a República Dominicana e o Haiti. O furacão já fez feridos e causou inundações no país caribenho. A rota do Irma poderá passar mais a norte do Haiti do que se previa, o que, a confirmar-se poderá provocar menos danos do que era receado.

As autoridades haitianas ordenaram a deslocação de cerca de 800 crianças de 26 orfanatos situados em regiões vulneráveis a inundações.

O Haiti enfrenta a chegada de Irma menos de um ano depois do furacão Matthew ter devastado uma parte do país em outubro de 2016, deixando pelo menos 573 mortos e milhares de desalojados.

No estado da Flórida, as autoridades ordenaram já o encerramento de escolas, campos universitários e instituições públicas.

Recomendado