CBF e Arquivo Nacional firmam parceria para compartilhamento de acervo

  • há 6 anos
Brasil e futebol é uma combinação perfeita. A história de um confunde-se com a do outro. Para promover e difundir ainda mais a memória do esporte mais popular do país, a CBF e o Arquivo Nacional assinaram um acordo de colaboração mútua nesta quarta-feira (12). A parceria vai beneficiar as duas instituições e será de extrema importância para a sociedade, já que contribuirá com a preservação da história e da cultura do povo brasileiro.

– A partir de agora vamos trabalhar juntos para a preservação da memória e da história dos relatos do Arquivo Nacional, que tem por finalidade a preservação da história do Brasil, e da CBF, que narra a história da sociedade e do país através dos aspectos sociológicos e antropológicos que contam a história do futebol brasileiro – afirmou o diretor-geral do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques.

Antes da assinatura do acordo, um passeio pelo Museu Seleção Brasileira impressionou o dirigente:

– Há um cuidado com cada símbolo, com cada troféu. Quando eu vejo um museu com tamanha tecnologia, realmente me sinto feliz por ser brasileiro – comentou.

Para a Confederação Brasileira de Futebol, o acordo vai contribuir tanto para a história da Seleção Brasileira como para documentar o início de algumas competições organizadas pela entidade.

– A parceria vai permitir um trabalho mútuo, onde nós vamos colaborar em termos de identificação de imagens, peças e filmes, e o Arquivo Nacional vai colaborar em termos de orientação e organização de acervo fotográfico, de filmes e arquivos pessoais – explicou Antônio Napoleão, gerente de Acervo e Memória da CBF.

As ações da parceria já visam a Copa do Mundo de 2018. José Marques propôs à CBF realizar uma exposição na Rússia para mostrar a cultura brasileira e a força do seu futebol.

– Fiquei feliz com a proposta de uma exposição conjunta sobre o país durante o evento mais importante do futebol mundial. Talvez essa seja a primeira operação promovida por essa parceria – declarou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

Para ler mais notícias da Confederação Brasileira de Futebol acesse http://www.cbf.com.br

Recomendado