ENEM | Cotas, SIM ou NÃO?

  • 6 years ago
O que são as cotas? (ou Quotas)

#FicaADica
#CompartilheConhecimento
#OqueAprendiHoje

Também chamada de ação afirmativa, é uma forma de reservar vagas para determinados grupos.

O sistema de cotas foi criado para dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda em universidades, concursos públicos e mercado de trabalho.

A política de cotas nas universidades é o melhor exemplo desse sistema no Brasil. As medidas de cotas raciais e cotas sociais implantadas pelo governo ajudam no acesso de certos grupos na concorrência com o resto da população. É um caminho visto por alguns como a redução da exclusão e visto por outros como uma segunda forma de discriminação.

O que diz a lei das cotas?

Segundo a Lei nº 12.711/2012, alunos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas terão direito a ¼, ou seja 25% das vagas em todas as universidades e institutos federais. Metade delas será reservada para estudantes com renda mensal familiar de até um salário mínimo e meio. Critérios raciais (índios, negros) também serão levados em consideração.

Cotas Sociais (escolas públicas e renda)
Atualmente, boa parte das universidades federais realiza a seleção de novos alunos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No entanto, as estaduais e outras instituições de ensino estão adotando ações afirmativas que beneficiem os estudantes de baixa renda. No ato da inscrição o candidato autodeclara a renda e origem escolar, mas caso seja aprovado dentro da reserva de vagas é necessário comprovar as informações prestadas.

Cotas Raciais
Outra forma de concorrer a uma vaga em instituições de ensino superior é através da autodeclaração de raça. Estudantes pretos, pardos ou indígenas de escolas públicas têm assegurado por lei carteiras nas universidades federais. No entanto, para chegar ao número de vagas que devem ser reservadas as entidades devem levar em consideração os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o estado no qual a instituição está localizada.

Além do que está previsto na Lei, as universidades também possuem autonomia para implementar outras ações afirmativas que assegurem o acesso de determinadas classes ao ensino superior. Algumas instituições destinam, por exemplo, vagas para estudantes de comunidades de quilombos e portadores de necessidades especiais. Existem ainda processos seletivos que são exclusivos para estudantes indígenas.


Curtiu?
Quer comentar?
Bater papo conosco?

Youtube - http://www.youtube.com/revisao
Facebook - http://www.facebook/canalrevisao
Twitter - https://twitter.com/canalrevisao (@canalrevisao)
Instagram - https://instagram.com/canalrevisao (@canalrevisao)
Email - contato@canalrevisao.com.br

NÃO DEIXE DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL, CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR.

Recommended