Estádio da Luz
  • há 17 anos
Inauguração: 25 de Outubro de 2003

Jogo inaugural: Benfica - Nacional (Uruguai) 2-1

Primeiro jogo oficial: Benfica - Beira Mar 1-2

Capacidade: 65.400 lugares

Endereço: Av. General Norton De Matos 1500, Lisboa

O Estádio da Luz, ou Estádio do Sport Lisboa e Benfica (nome oficial), está situado na capital de Portugal, Lisboa, e foi inaugurado no dia 25 de Outubro de 2003 num jogo amigável contra a equipa uruguaia do Nacional que o Sport Lisboa e Benfica venceu com um resultado de 2-1, sendo que mais tarde no primeiro jogo de carácter oficial saiu derrotado.

No âmbito da realização do Euro 2004 e devido à dimensão associativa do clube, foi demolido o antigo Estádio da Luz e foi construída este novo estádio em local adjacente - a nova Catedral do futebol dos benfiquistas.

O antigo estádio foi inaugurado a 1 de Dezembro de 1954 e chegou a ter capacidade para 120 mil espectadores sentados, embora mais tarde tenha visto a sua lotação máxima reduzida para 80 mil espectadores. A antiga luz teve varios pontos altos sendo complicado realçar poucos, entre vários espectáculos futebolísticos míticos houve a final da taça UEFA entre Sport Lisboa e Benfica - Anderlecht ou a final do campeonato do mundo de sub-21 que Portugal venceu num jogo de estádio cheio.

A autoria do projecto do novo estádio é da empresa australiana HOK S+V+E, a mesma que projectou o Estádio Olímpico de Sydney na Austrália ou o novo estádio do Algarve em Portugal.

Em 7 de Julho de 2007 foi o palco da apresentação pública das novas Sete Maravilhas do Mundo, assim como, das Sete maravilhas de Portugal, eventos que se encontravam em votação via internet, entre outros meios.