Cerca 360 imigrantes do navio abandonado já estão em abrigos italianos
  • há 9 anos
Já estão em abrigos italianos, os cerca de 360 imigrantes, que vinham a bordo do navio que chegou na sexta-feira ao porto de Corigliano depois da embarcação ter sido abandonada pela tripulação.

Numa primeira fase, a Marinha italiana falava de 450 imigrantes a bordo do Ezadeem.
Mas depois do desembarque, as autoridades dão conta que dentro do cargueiro estavam 232 homens, 54 mulheres e 74 menores, todos saudáveis.

Giovanna Di Benedetto, da organização não governamental, “Save The Children”, lembra que “estamos a verificar que a vinda de imigrantes continua a ocorrer nos meses frios, como novembro e dezembro. A maioria são sírios, palestinianos e curdos. Entre eles existem pessoas muito vulneráveis: crianças mulheres grávidas e idosos. Por isso estas operações de resgate são tão importantes”.

De acordo com um site especializado em tráfego marítimo (marinetraffic.com), o cargueiro terá saído do porto de Tartus, na Síria, a um de outubro. Um mês depois terá chegado a Famagusta, em Chipre. Entretanto, a embarcação terá estado parada sete dias junto à costa da Turquia, seguindo depois em direção a Itália. O destino final seria Sète, em França.

O navio, com 73 metros de comprimento, matriculado na Serra Leoa está preparado para o transporte de animais. Ao que tudo indica terá ficado sem eletricidade e foi deixado à deriva até chegar ao porto calabrês do sul de Itália. Recorde-se que 48 horas antes uma situação semelhante ocorreu com outro cargueiro, ao largo da Grécia, também abandonado pela tripulação, o Blue Sky M, que transportava cerca de 800 pessoas.
Recomendado