EUA: Republicanos e democratas acordam proposta orçamental
  • há 9 anos
Com um prazo que termina esta quinta-feira, os Estados Unidos parecem estar no bom caminho para evitar outra paralisação do governo.

Depois de negociações secretas apressadas, líderes do Congresso de ambos os partidos acordaram um orçamento de 1,01 biliões de dólares que irá permitir o funcionamento do governo até setembro. Contudo alguns senadores democratas criticam a proposta orçamental.

“Acho que devemos ficar por aqui e trabalhar numa reforma fiscal total. Há muito que se fala nisso e chegou a altura de a fazermos. Por essa razão provavelmente não irei apoiar esta proposta”, disse o senador da Virgínia Ocidental, Joe Manchin:

O Departamento de Segurança Interna, que tem jurisdição sobre a fiscalização da imigração, só vai conseguir dinheiro em fevereiro, dando aos republicanos oportunidade de refutar a politica de imigração do presidente Obama, como refere o analista Jon-Christopher Bua:

“Os republicanos querem parecer líderes. Querem parecer capazes de mandar em Washington. Alguns dizem que o Presidente está acabado, mas na verdade ele tem um legado a preservar e quer ter a certeza que algumas das coisas que fez, como a proposta do serviço de saúde, a reforma da imigração, e outras coisas de índole social progressiva serão contempladas”.

Em Washington, Stefan Grobe, correspondente da Euronews, sublinhou:

“Um drama de última hora com uma proposta de orçamento, quase se tornou numa tradição natalícia em Washington. Mas é apenas uma trégua que vai servir de palco para um longo confronto com o presidente Obama no próximo ano”.
Recomendado