Jean Tirole recebe Prémio Nobel da Economia

  • há 10 anos
A economia não foi uma escolha natural, mas acaba por lhe valer o Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel. O francês Jean Tirole, 61 anos, foi distinguido pela Academia sueca pelos seus estudos sobre regulamentação de setores económicos dominados por monopólios ou um pequeno grupo de empresas.

O comité Nobel descreve-o “como um dos economistas mais influentes” da atualidade, embora seja desconhecido do grande público.

Tirole é professor na Universidade francesa de Toulouse, desde os anos 90.

Tirole afirmou estar surpreendido e contente com o galardão, mas disse também que o “único mérito foi saber rodear-se das boas pessoas no bom momento”.

Mas aproveitou o entusiasmo mediático para lançar um apelo à reforma do mercado do trabalho francês, considerando que a excessiva proteção dos trabalhadores penaliza os jovens.

Tirole formou-se em engenharia e tem um diploma em Matemática Aplicada. Em 1981 doutorou-se em Economia no Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT).

Jean Tirole é o terceiro francês a receber o Prémio Nobel da Economia, depois de Gérard Debreu, em 1983, e Maurice Allais, em 1988.

Tirole vai receber o prémio a 10 de Dezembro, acompanhado de um cheque de 878 mil euros.

Recomendado