Kerry em Bagdade para recolher apoios contra o Estado Islâmico

  • há 10 anos
John Kerry chegou iniciou em Bagdade uma digressão pelo Médio Oriente destinada a recolher apoios para o combate contra os jihadistas do Estado Islâmico, que controlam grandes porções do Iraque e da Síria.

Depois de receber o secretário de Estado norte-americano, o primeiro-ministro iraquiano, Haidar Abadi, voltou a pedir a ajuda da comunidade internacional para contraiar o avanço dos extremistas.

Segundo uma fonte da Casa Branca, Barack Obama está disposto a alargar as ações aéreas contra o Estado Islâmico ao território sírio.

O presidente norte-americano apresentará esta noite em detalhe o plano de ação de Washington para vencer os jihadistas, um dia depois de ter advertido os líderes do Congresso de que não precisa da sua autorização para avançar com a estratégia.

No terreno, forças iraquianas assistidas pela aviação norte-americana e por combatentes tribais e Peshmerga curdos continuam a tentar reconquistar o território controlado pelos insurgentes sunitas.

A visita de Kerry a Bagdade coincidiu com um duplo atentado na capital iraquiana, que resultou na morte de pelo menos 12 pessoas, fazendo ainda mais de 30 feridos. O ataque ocorreu junto a um posto de controlo da polícia num bairro maioritariamente xiita.

Recomendado